terça-feira, 27 de agosto de 2013

JULHO de 2013



Durante o período de um mês, Museu da Mutuca estruturou um conjunto de ambientes onde manifestações artísticas foram realizadas sempre em busca de um maior contato e diálogo com a população local.

A sede do Museu da Mutuca recebeu a exposição da Residência Artística na Mutuca 2013. Nesta exposição compartilhamos mais uma vez um café com a população local e apresentamos os resultados dos trabalhos dos residentes: Leonardo Rodrigues Alves, Luis Arnaldo e Ayla Tavares, à população da Mutuca.

No ateliê aberto, Cosmooca, transcorreu a execução de todo o trabalho da RAM 2013. Recebemos este ano para dialogar com os artistas participantes a artista plástica e participante da RAM 2012 Carolina Botura e o artista plástico e professor Alan Fontes. Durante a exposição (RAM 2013) a Oca recebeu parte da produção da residente Ayla Tavares e a produção realizada pelos moradores da Mutuca nesse período.

O espaço na praça proporcionou uma maior interação com os moradores da região, devido a sua localização. Aqui foi exposto parte do acervo do museu da mutuca, com obras dos artistas Desali, Estandelau, Renata Laguardia, Hernani Guimarães, Najla Leroy, Bruna Brandão. Neste espaço também foram disponibilizados papeis e lápis para uma produção espontânea dos visitantes, com orientação do artista plástico Rafael Mattos e também contou com a supervisão da moradora da Mutuca Michele Moreira.

Outro ambiente que foi reformulado, mas que já vinha sendo utilizado como ambiente expositivo, foi a Galeria Zé do Carmo (Bar do morador Zé do Carmo). Neste ambiente privilegia-se a produção dos artistas com morada na Mutuca: Bruno Abraão, Juliana Gontijo, Nemer Land, Karina Felipe, Nerino Campos e Rafael Mattos. Também estão neste ambiente algumas obras do acervo do Museu (Gabriela Silva, Mercia Faraildes e Zack). Para finalizar os trabalhos dessa temporada os artistas de rua Zack e Viber executaram uma pintura na fachada da Galeria Zé do Carmo.

Depois de mais um mês de trabalho na Mutuca percebe-se que, aos poucos, a arte passa a fazer parte do cotidiano do vilarejo e deixa de ser um evento distante da realidade destas pessoas. Agradecemos a participação e colaboração de todo, e especialmente aos moradores da Mutuca, que mais uma vez nos receberam com a famosa hospitalidade mineira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário