quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Residência Artística na Mutuca - Ana Laura Cantera



O Museu da Mutuca (MUM), em busca de seu objetivo de construir  outro pólo de produção e discussão de arte, deslocado dos grandes centros urbanos, e também em busca de fortalecer a memória visual da região, recebeu em Altamira a artista argentina Ana Laura Cantera.

A relação do homem com a natureza permeia a produção da artista, que desenvolve seu trabalho a partir da tecnologia. Na Mutuca a artista deu continuação ao projeto “Parasitóides” com a obra “Eres Perenne” (És Perene), na qual buscou um diálogo com o Rio Preto de Altamira e os materiais da região.

Assim, durante a residência, o atelier Cosmooca foi invadido por fios, placas, eletrodos, programas de computador, além da construção de ‘homens’ a partir de um plástico biodegradável preparado pela artista e da fibra da banana, tão presente na região. 

Ao se apropriar da Fibra da Banana, a artista contribui para a construção de uma identidade visual da região e dos moradores, tendo em vista que a região é uma grande produtora de banana e seus moradores retiram daí o seu sustento.

Encerramos a residência com uma exposição, que apresentou para os moradores os resultados da pesquisa realizada na Mutuca. Mais uma vez buscou-se a interação entre artistas e moradores através de um café feito no fogão a lenha e das receitas da moradora da Mutuca, Josefina Magalhães. 

Paralelamente foi realizada exposição do acervo do Museu na Cosmooca, trazendo para os moradores da região a produção de artistas de Belo Horizonte.

Em breve, publicação digital da Residência da Mutuca realizada por Ana Laura Cantera. 

Rafael Mattos 
Coordenador da Residência Artística da Mutuca

Nenhum comentário:

Postar um comentário